Branqueamento

Branqueamento, Dê brilho ao seu sorriso. Este é o seu Cartão de Visita.

O que é Branqueamento dentário?

O branqueamento dentário é uma técnica que se tornou muito popular nos últimos anos devido ao apelo estético por dentes brancos e bem alinhados. O fato que as pessoas desconhecem é que o branqueamento é utilizado pelos dentistas há mais de cem anos. Em 1989, foi introduzida a técnica do branqueamento caseiro, aquele feito com a moldeira, pelos Drs. Heywood e Heymann, usando o peróxido de carbamida a 10% como agente clareador à noite, em torno de quinze dias, dependendo do tipo de manchas a serem removidas. Essa técnica tornou-se muito popular devido à praticidade e à eficácia. Com o passar do tempo ela sofreu algumas adaptações como o uso de concentrações mais altas dos géis (15%, 16% e 20%) e o uso da moldeira durante o dia. Atualmente, o branqueamento de consultório, que é realizado pelo dentista, é uma alternativa para quem não quer se sujeitar ao uso das moldeiras e quer atingir resultados mais rapidamente, pois as concentrações de peróxido de hidrogênio são mais elevadas, 35% na maioria dos casos.

Branqueamento Profissional

Para um branqueamento mais rápido e eficiente, seu dentista poderá oferecer tratamentos profissionais. Estas opções de tratamento contêm agentes clareadores em concentrações mais elevadas e produzem resultados mais rápidos. Normalmente, em apenas uma visita você já vai perceber uma grande diferença. Dependendo do caso, o dentista pode recomendar um tratamento adicional de branqueamento caseiro para um sucesso de longo prazo de tais tratamentos feitos em consultório.

Branqueamento a Laser

O branqueamento a laser é uma maneira efetiva de remover manchas rapidamente. Aliás, a American Academy of Cosmetic Dentistry, academia americana de odontologia cosmética, diz que os procedimentos de branqueamento a laser podem branquear os dentes do paciente em até 10 tons no período de uma hora. O procedimento é realizado no consultório odontológico, então você deve consultar seu dentista caso tenha interesse neste procedimento.

10 coisas que você precisa saber sobre o branqueamento dental Você tem algumas dúvidas sobre branqueamento dental?

Elaboramos 10 tópicos para ajudar a decidir qual o melhor método para obter um sorriso branquinho e harmonioso.

Em dentes vitalizados ocorre por um processo químico, em que o oxigênio livre quebra as moléculas de pigmentos do dente em moléculas menores dentro da estrutura dental (esmalte e dentina). Dessa forma, essas moléculas permitem maior reflexão de luz, e consequentemente, o dente se apresenta mais claro.

Dentes com restaurações e com endodontia não irão sofrer a ação do branqueamento, bem como próteses e implantes. Pessoas com hipersensibilidade dentinária, que fizeram quimioterapia e radioterapia há pouco tempo, e pessoas com menos de 16 anos e grávidas não estão indicadas a fazer uso do branqueamento. Outros fatores que interferem no tratamento são dentes que sofreram alteração durante sua fase de formação, como uso de tetraciclina, hipoplasia dentinária e fluorose dentária.

O dente é um elemento policromático, sua cor é determinada pela dentina, que é amarela. Enquanto que o esmalte dental é translúcido. Quanto mais fino for o esmalte, mais amarelo fica o dente. Dessa forma, quanto mais mineralizado for o esmalte, mais claro ficará. A cor do dente não altera com o processo de branqueamento, somente saturação desta cor, ou seja, há dentes que não alteram muito o grau de saturação. Por isso, esteja ciente da possibilidade de seu sorriso não ficar como o esperado.

Com o passar dos anos, o esmalte sofre desgastes e por sua vez a dentina torna-se mais espessa pela formação de camadas reparadoras, tornando o dente mais escuro. Este pode ser um fator que impede que os dentes clareiem absolutamente neste caso.

Dentes desvitalizados são clareados com outra técnica. O gel clareador é inserido na parte interna do dente e é trocado como um curativo, por algumas sessões até a obtenção do resultado desejado.

O branqueamento caseiro é feito através de uma moldeira, em que o gel é aplicado, no período mínimo de 4 horas diárias. Já o branqueamento de consultório é feito com um laser sobre os dentes, obtendo o resultado imediato. Ele libera um laser de baixa potência para minimizar a sensibilidade. O outro tipo de branqueamento de consultório é o realizado com um gel com alta porcentagem, que é ativado sobre os dentes por meio da luz de LED, gerando maior sensibilidade. O branqueamento realizado em consultório pode ser repetido de acordo com a necessidade individual de cada caso.

Para intensificar e obter um resultado mais preciso e rápido, é comum conjugar as duas técnicas. O tratamento se inicia com uma sessão em consultório e, depois, são feitas algumas aplicações da moldeira.

É importante o uso de uma pasta de dente para dentes sensíveis e de um enxaguante bucal com flúor para minimizar os impactos da sensibilidade dentinária. A pessoa precisa, também, ter cuidado com a alimentação, evitando alimentos que mancham os dentes e alimentos ácidos. O cigarro deve ser evitado.

O paciente pode aplicar o gel em demasia, causando queimaduras, ou aplicá-lo em uma parte incorreta da placa, sem obter resultado. Outro inconveniente pode ser a aplicação sobre raízes expostas ou dentes com cárie, gerando uma pupite, sendo necessária a realização da endodontia (tratamento de canal). Utilizar por tempo excessivo pode causar reabsorção e enfraquecimento do dente. Somente o dentista está habilitado para aplicar, orientar e supervisionar o branqueamento.

O branqueamento com pasta de dente clareadora, bem como o uso de bicarbonato de sódio é realizado por outro método, que é o de abrasão, ou seja, é o lixamento do esmalte do dente, provocando uma desmineralização da estrutura. Por isso, não provoca um branqueamento satisfatório.

Equipa