ODONTOPEDIATRIA

Odontopediatria é o ramo dentário que cuida da saúde oral das crianças.

O que é a Odontopediatria?

A Odontopediatria é uma especialidade dentro da Odontologia que oferece aos bebés, crianças e adolescentes, um tratamento adequado a cada faixa etária. Nós somos responsáveis também pela higiene não só das crianças que já tem dentinhos, mas também dos bebés e das gestantes. Além do cuidado clínico temos a preocupação de orientar as mães sobre: higiene, tipos de escovas e cremes dentais, uso de mamadeira e chupeta, dieta cariogênica, aplicação de flúor e selantes, enfim, tudo que possa contribuir para que esta criança cresça sem cárie.

Qual a Importância da prevenção em Bebés e Crianças?

É essencial que os pais compreendam a importância do conceito da prevenção. Não é bom adiar a consulta de um bebé porque pensam “ele não vai ajudar, ele vai chorar”, pois a odontopediatra está apta a lidar com bebés. O ideal é que a primeira consulta seja feita antes do nascimento dos primeiros dentinhos, para desde então orientar os pais e acompanhar a erupção dos dentes de modo que a criança nunca tenha uma cárie.

Com que idade devo levar o meu filho ao Odontopediatria?

A primeira consulta deve ser realizada antes do nascimento dos primeiros dentinhos, ou seja, antes dos seis meses de vida. O ideal seria que a mãe, ainda grávida, fosse ao dentista para que ele a orientasse quanto aos cuidados com saúde oral de seu bebé, pois os dentes começam a se formar ainda na barriga da mãe.

Quando os dentes de leite começam a nascer?

Em geral, entre o sexto e o oitavo mês de idade, nascem os primeiros dentinhos, que chamamos de incisivos inferiores (dentinhos de baixo). Por volta dos dois anos e meio a 3 anos de idade, todos os 20 dentes de leite que são chamados de decíduos, devem estar presentes na boca. Os dentes permanentes começam a nascer aos 6 ou 7 anos, e por volta dos 13 anos, ocorreu a troca de todos os dentes.

Quando iniciar a higiene oral nas crianças?

Deve-se iniciar a higienização bucodentária do bebé com gaze, tecido macio umidecido ou dedeiras de borracha ou silicone, 2 a 3 vezes ao dia. Nessa fase, a mãe já deve estar orientada e preparada para realizar a higienização oral, não deixando, jamais, a criança dormir com a boquinha suja. A higienização com escova dental deve se iniciar logo após o nascimento do primeiro dentinho.